No passado dia 30 de maio, deslocámo-nos ao NERBA com o objetivo de visitar a Expo Trás-os-Montes.
Chegados às instalações referidas, as atividades, que menos pensávamos fazer, foram diversas! Entre experiências, jogos e expressões plásticas, o riso era o único ruído que lá se ouvia.
As experiências científicas, uma das coisas de que mais gostámos, foram duas. Na primeira tentámos apagar velas com um objeto invisível: dentro de um recipiente, colocámos vinagre e bicarbonato de sódio. Já com as velas acesas, inclinámos um pouco o recipiente sobre elas sem deixar entornar. O que aconteceu? As velas apagaram-se! Na segunda, tentámos fazer um foguetão em miniatura: enchemos um recipiente cilíndrico com água e colocámos pastilhas especiais. Depois de tapar o frasco, rapidamente, virámo-lo ao contrário igualmente de forma apressada. Passados alguns segundos, e sem que ninguém contasse, o frasco foi ejetado!
Já no que diz respeito às expressões plásticas, numa grande folha, contornámos os colegas e, depois de feito, colámos, sobre os seus contornos, tiras de jornal. Para além disso, ainda houve tempo para mais alguns trabalhos manuais: com uma mola e cartolinas de cores diversas, fizemos um marcador de livros que também poderia ser um pequeno enfeite para nós, sobretudo para as meninas.
O jogo da glória ocupou o espaço das atividades didácticas, alegrando vencedores e vencidos. Os pinos éramos nós, por isso tínhamos de nos deslocar ao longo das casas da glória.