segunda-feira, 30 de setembro de 2013

melhoramento de um texto

Hoje, tomámos uma composição feita por um aluno na ficha de avaliação diagnóstico e fizemos o seu melhoramento.
Tratava-se de um texto narrativo. Apresentámos o texto tal qual a aluna o escrevera, os alunos copiaram-no e, de seguida, cada um assinalou os erros ortográficos e de pontuação que encontrou. Fizemos a sua correção e relembrámos algumas regras ortográficas e gramaticais.

Após este primeiro trabalho, conforme a planificação do texto e respeitando as ideias iniciais da autora, melhoraram-se frases, ordenaram-se, do que resultou uma pequena história que agradou à autora do texto original.

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

porta canetas iv

Os nossos porta canetas ficaram prontos... e muito giros!










O senhor do seu nariz ii

Iniciámos a leitura do livro “O senhor do seu nariz e outras histórias”, de Álvaro de Magalhães.

Hoje, fizemos a leitura e compreensão das primeiras páginas (7-11) e gostámos muito. No final, fizemos uma interpretação escrita.











quinta-feira, 26 de setembro de 2013

porta canetas III

Pintámos mais uma parte do nosso porta canetas. Pouco a pouco ele vai-se tornando realidade.




Ainda o "comer a língua"

Depois de termos assistido ontem à peça "Comer a língua", na caixa de palco do Teatro Municipal, abordámos na aula este assunto tão ligado à língua e concluímos que não havia ideias muito claras e que precisávamos de vários esclarecimentos. E foi por isso necessário recordar que a língua materna é um sistema de sons, palavras e regras gramaticais utilizado por nós na comunicação verbal; como este sistema se vai alterando - também nós vamos crescendo e todos os dias vamos aprendendo coisas novas - , isto é, vai evoluindo, vai-se renovando com palavras novas, estrangeirismos a que nos vamos habituando, dizemos que é uma língua viva.

Seguidamente, colámos o bilhete de ingresso do espectáculo, no nosso caderno, e lemos a informação nele tratada (texto instrucional) e respondemos a algumas perguntas.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Comer a língua

 Hoje deslocámo-nos ao teatro municipal de Bragança a ver a peça de teatro “Comer a língua”. Uma peça levada à cena pelo Teatro do Frio.

"Com texto original de Regina Guimarães, Comer a língua é um espetáculo dirigido a crianças em que a língua portuguesa mostra a sua complexidade, revelando a sua abertura a múltiplas influências culturais e a sua capacidade plástica de mutação. Uma língua pensante, cantante, uma língua viva. Uma língua para ouvir, dizer, cheirar e comer. Sentir e fazer sentir. Crescer e querer crescer".



terça-feira, 24 de setembro de 2013

obrigado

Hoje, na aula tic, vimos o vídeo da semana, que foi escolhido pela Ana Carolina.
Depois, fomos até à biblioteca e escrevemos o poema “Obrigado”, de Rosa Lobato Faria. Recorrendo a este texto que sabíamos de cor, treinámos como escrever um texto no computador e inserir uma imagem. Devagarinho, vamos aprendendo. Como diz o provérbio: "Grão a grão, enche a galinha o papo" e, assim, também o nosso “papinho” se vai enchendo de conhecimentos e de sabedoria.




segunda-feira, 23 de setembro de 2013

jogo da batalha naval

O jogo é uma atividade que alia o raciocínio, a estratégia, a reflexão e a competição de forma lúdica, que motiva e contribui para o desenvolvimento de muitas capacidades matemáticas.
O jogo “ batalha naval” adequa-se de forma perfeita para explorarmos alguns conceitos na área da geometria (orientação espacial), concretamente, no subtópico posição e localização: coordenadas - localização relativa de pontos e objetos e descrição de posições num sistema de coordenadas.
 Partindo deste conhecimento básico, concretamente neste jogo, podem usar-se estratégias na disposição dos navios na folha de registo bem como na escolha do ponto que se pretende atingir, o que aumenta as probabilidades de ganhar.
Foi neste âmbito que resolvemos aplicar este jogo na sala de aula e também para ser partilhado pelos alunos com os pais nas suas casas.
Começámos por apresentar um texto instrucional sobre o jogo, fizemos a leitura e compreensão das regras, explorámos a localização de pontos por coordenadas e, por fim, aprendemos a fazer a folha de registo para o jogo.





porta canetas II

Iniciámos hoje a pintura com guache dos nossos porta canetas. Vamos ver como vão ficar…









sexta-feira, 20 de setembro de 2013

matematicando II

Quem sou eu?
De uma forma descontraída, iniciámos a aula de matemática, devendo os alunos imaginar um sólido geométrico e, partindo de algumas pistas, um dos alunos orientava um colega a adivinhar qual era o nome do sólido a que as pistas que iam sendo enunciadas conduziam.
O que nos parecia fácil, não o foi, e para colmatar esta falha procurámos dotar os alunos de uma linguagem mais específica; assim, demos as noções de face, aresta e vértice.

Da próxima vez, os alunos intervenientes vão certamente ser muito mais eficientes. 







educação literária

Com a entrada em vigor das novas metas curriculares, foi criado um novo domínio na disciplina de português – o domínio da educação literária. Para tal, “foi criada uma lista de obras e textos literários para leitura anual, a nível nacional, garantindo assim que a escola, afim de não reproduzir diferenças socioculturais exteriores, assuma um currículo mínimo comum de obras literárias de referência para todos os alunos que frequentam o ensino básico”. Para o 3.º ano, foram selecionados sete obras. Neste âmbito, iniciámos hoje o estudo da primeira obra escolhida: “ O senhor do seu nariz e outras histórias”, do autor Álvaro Magalhães.

Seguindo já as referidas metas e tendo em conta os objetivos ler e ouvir ler textos literários e compreender o essencial dos textos lidos e escutados, os alunos imaginaram a capa deste livro e, de seguida, fizeram previsões sobre a evolução da teia narrativa da obra. Reservámos para o final a análise dos elementos paratextuais e preenchemos uma ficha de trabalho.























quinta-feira, 19 de setembro de 2013

amizade

Nas primeiras aulas foi explorado o tema amizade.
Foram promovidas leituras, reflexões, diálogos e pequenos debates sobre várias vertentes, aspectos e interpretações que aquela palavra pode ter.

No final foi construído um cartaz temático onde cada aluno deixou um pequeno pensamento relativamente à palavra AMIZADE. 



porta canetas I

Iniciámos os preparativos para a criação do nosso porta canetas. Nesta primeira fase revestimos com papel machê os canudos dos rolos de papel higiénico e pusemo-los a secar. Amanhã, porque o tempo ajuda, já devem estar secos para podermos continuar o nosso trabalho.




matematicando

Em tempo de revisões, hoje, relembramos algumas estratégias de cálculo.

Teremos que continuar a rebater nesta matéria pois parece que está um pouco esquecida.







quarta-feira, 18 de setembro de 2013

obrigado/obrigada

Hoje trabalhámos o poema “Obrigado”, de Rosa Lobato Faria. Este poema levou-nos a falar de cortesia e da magia que a palavra envolve “na arte de agradecer”. Analisámos a estrutura do poema e a rima. No final, fizemos um exercício ortográfico autocorretivo. O professor ditou o texto, em seguida projetou-o, e nós trocámos de caderno com o colega do lado para confrontar o texto com o projetado; caso houvesse erros tínhamos de sinalizá-los de acordo com o código dado pelo professor. Finalmente, quem teve erros teve de os corrigir.
Em estudo do meio, fizemos revisão do que tínhamos já estudado acerca dos sentidos. A partir de uma chuva de ideias, selecionámos o vocabulário numa tabela e construímos um texto informativo.

Em matemática, fizemos decomposição de números e revimos as figuras geométricas.


terça-feira, 17 de setembro de 2013

nafanagafos

No seguimento do trava línguas que aprendemos, desenhamos este imaginável que voa…
Ficaram bem engraçados!


mensagem aberta

Na exploração do blogue, vimos que a professora Isabel nos tinha enviado uma mensagem (como comentário). Ficámos muito contentes por ela se lembrar de nós e resolvemos responder-lhe e, assim, elaborámos uma nova mensagem, que deixámos como “mensagem aberta”.

"Olá Professora Isabel! Gostaríamos muito que estivesses connosco este ano mas, infelizmente, não podes porque estás noutra escola.
 Desejamos-te um bom ano e que os teus alunos estejam sempre atentos.
Temos imensas saudades tuas.
Um beijinho dos Amigos.
Um beijo grande do Ricardo e do Marco."                      
                                 Os Amigos